Saudações Académicas,
AE ESEB
A Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Beja, vem dar a conhecer a colecção de postais de Natal lançada pelo Instituto Politécnico de Beja. Os trabalhos foram realizados pelas alunas Catarina Santos e Justina Coelho, do curso de Artes Plásticas e Multimédia da ESEB.
Saudações Académicas,
AE ESEB.
O Gabinete de Mobilidade e Cooperação (GMC) do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), em conjunto com o Curso de Português Intensivo Língua Estrangeira organiza, no próximo dia 15 de Dezembro, um lanche de Natal para os alunos ERASMUS.
A iniciativa, com início às 16 horas no refeitório do IPBeja, integra-se no âmbito das actividades para a internacionalização promovidas pela instituição e tem como principal objectivo assinalar o encerramento dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso de português intensivo língua estrangeira que o Instituto oferece a todos os alunos estrangeiros que acolhe.
Antes do lanche propriamente dito será feita uma breve apresentação relativa às tradições de Natal de cada um dos estudantes. A estudar no presente semestre no IPBeja estão 16 alunos, provenientes de vários países europeus, nomeadamente da República Checa, Polónia, Hungria, Itália, Lituânia, Eslováquia e, naturalmente, a Espanha.
Saudações Académicas,
AE ESEB.
Mais informações:
Saudações Académicas,
AE ESEB
É com muito prazer que a Associação de Estudantes da ESEB vem informar os seus alunos que as hortaliças, frutas e conservas produzidos pelo Centro Hortofrutícola da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Beja vão começar, a partir do próximo mês de Dezembro, a ser identificados por um selo que garante a sua origem… e a qualidade do produto.
"O selo de identificação pretende informar o consumidor que adquire os produtos sobre os quais é colocado o selo que está perante um produto produzido no Centro Hortofrutícola", sintetiza a directora da ESA, garantindo que o início da aposição do selo aos respectivos produtos deverá começar até final do corrente ano.
Segundo conta Olga Amaral, o novo selo foi criado por iniciativa da ESA e contou com a colaboração com alunos estagiários do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação de Beja, destinando-se a "ser aplicado a todos os produtos produzidos" ao longo dos 11 hectares do Centro Hortofrutícola [ver texto ao lado], casos de laranjas, maçãs, pêssegos, ameixas, figos, melões, morangos, dióspiros, damascos, marmelos, peras, romãs, pepinos, tomates, pimentos, batatas, alfaces, couves, feijão, brócolos, alhos ou conservas de azeitona.
Este selo de identificação "é uma forma de caracterizar e promover os produtos do Centro Hortofrutícola, os quais são produzidos com o empenho e trabalho dos alunos dos vários cursos, quer nas aulas práticas diárias que decorrem neste pólo, quer nos estágios e trabalhos de fim de curso", sublinha a docente.
Além do mais, remata Olga Amaral, o novo selo permitirá igualmente que o próprio consumidor tenha "a garantia de que está a adquirir produtos obtidos com recurso a técnicas inovadoras e ‘amigas’ do ambiente, inscritas no Código de Boas Práticas Agrícolas e, como tal, seguros do ponto de vista alimentar".
A Associação de Estudantes da ESEB apela à diminuição do consumo de energia eléctrica e de água, estes representam grande parte da despesa efectuada com o normal funcionamento do IPBeja. A factura decorrente do normal uso de equipamentos eléctricos e de água canalizada é agravada através de desperdícios. É nossa opinião que, com a mudança de atitude, esta situação poderá ser diminuída, sem que isso acarrete a redução do bem estar e conforto de todos.
Através de pequenos gestos, cada um de nós poderá contribuir para que os desperdícios sejam evitados:
- Desligue a iluminação e os aparelhos de ar condicionado sempre que não estejam a ser necessários;
- Faça uma correcta e racional utilização dos equipamentos;
- Tenha o cuidado de verificar se todos os aparelhos ficam desligados no final do dia;
- Evite o uso de aquecedores;
- Não deixe as portas abertas quando o ar condicionado estiver em uso;
- Feche as torneiras com o cuidado de não as deixar a pingar.
A poupança de água e energia reduz a factura que todos pagamos e preserva o Ambiente.
Saudações Académicas,
AE ESEB.