quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Discurso da AEESEB para o dia do IPBeja

Redigido pelo Presidente da Direcção, João Pires.

Apesar de não ser possível a sua citação, fica aqui ao dispor da comunidade estudantil e de todos os interessados.

Bom dia,

Gostaria de saudar todos os presentes e agradecer solenemente esta oportunidade de representar a nossa Associação de Estudantes, mas acima de tudo os nossos colegas.

Faço de certa forma minhas as palavras do Jorge Pereira, Provedor do Estudante, uma vez que facto estamos conscientes da realidade Socioeconómica do nosso país que dificulta cada vez mais a nós estudantes concluir as nossas licenciaturas o que obriga os nossos pais a "apertarem o cinto", até porque as Bolsas de Acção de Social tardam e chegam a falhar, e conduzem-nos até em certos casos a recorrer a trabalhos em part-time duma precariedade ímpar e que nos tiram ainda mais tempo do que Bolonha já o fez, ou a micro-créditos que nos atiram para um poço de juros e endividamento.

No entanto, e tal como o nosso Provedor do Estudante bem salientou, o nosso discurso não deve ser pessimista nem conotado com quaisquer cor política, mas de facto os nossos problemas não devem ser atirados para trás das costas ou esquecidos à espera que as soluções caiam pelo céu abaixo. Sempre ouvi dos meus, dos que me educaram que os objectivos a que nos propomos devem ser atingidos por nós e graças ao nosso esforço e luta para tal. Se pretendemos "ser alguém", como se diz correntemente, por outras palavras concluir a nossa licenciatura e sair para o mercado de trabalho com oportunidades, temos realmente de nos esforçar para tal. Como vemos nas notícias através de dados do INE os Centros de Desemprego, como já vão sendo chamados, estão entupidos de licenciados que espreitam por um canudo em busca do primeiro emprego. Caros colegas, homens e mulheres do amanhã, apelo directamente à vossa maturidade e responsabilidade, pois infelizmente quando sairmos por esta porta fora, não vamos ter o trabalho à nossa espera ali na esquina da D. Lica ou do Tavernas! Vivemos uma conjuntura de "lei da selva", onde quem se destacam são os mais fortes e são quem tem portas abertas. É portanto neste sentido que apelo ao vosso empenhamento nas aulas, à discussão dos nossos desafios na esplanada do café, ao debate de ideias construtivas que nos tragam mais e melhores condições de ensino, mas que acima de tudo consigam a melhor experiência e notas, pois só isso vos dará alguma garantia.

Agora como membro orgânico do IPBeja, parte do todo a que o Exmo. Presidente e amigo Dr. Vito Carioca se referiu, dirijo-me a si com uma palavra de apoio ao trabalho desenvolvido em conjunto. Sempre ouvi dizer também: "não critique, apresente soluções", e foi justamente isso a que me propus desde o início e que nós Associações de Estudantes juntamente com o provedor do Estudante, temos investido numa melhor qualidade do IPBeja.

Contudo não somos só nós (entidades orgânicas) que o devemos fazer... Tu colega também tens voz activa, usa-a! Fazes parte desta unidade e se formos todos pelo mesmo caminho, como dizia Bertolt Brecht: "um sonho sonhado por um, não passa de um sonho... Um sonho sonhado por todos torna-se realidade!". Ajuda-nos colega a conseguir mais e melhores condições! A tua participação é fulcral! Activa-te!!

Falo agora como Dirigente Associativo Voluntário, rótulo pesado e nada fácil de carregar, quero aqui demonstrar a nossa disponibilidade e amizade para todos os colegas presentes. A nossa porta está aberta a receber-vos com problemas, críticas, ideias e sugestões, somos a vossa voz e tal como o Provedor do Estudante, um importante elo de ligação entre os alunos e os órgãos mais competentes do nosso Instituto Politécnico.

Desenganem-se aqueles que nos julgam como os que organizam Semanas Académicas e Recepções ao Caloiro. As nossas competências e deveres ultrapassam em muito estes momentos de alegria, com que vos brindamos, à cidade e à região, pois se tal acontecesse o nosso nome seria Comissões de Festas e tal não aceitamos! Fazemo-nos representar por todos os cursos das escolas com o intuito de podermos receber necessidades e dar-lhes respostas à altura, sempre com o objectivo de melhorar mais e mais o nosso ensino.

Partilho convosco a minha experiência pessoal de forma a poderem ter uma ideia do que é participar no Movimento Associativo. Associativismo é responsabilidade, é respeito pelo próximo, é troca de ideias, é discussão saudável, é sinergia, é esforço e companheirismo. Implica no entanto disponibilidade, dedicação e muito muito trabalho. Não quero com isto assustar ninguém, se tens este espírito colega, se queres um desafio produtivo, convido-te a pertencer à nossa Associação de Estudantes. Não estamos cá por nós mas sim por vocês e para vocês!

Para terminar gostaria de deixar aqui um apelo para que lutem pelos vossos objectivos e sonhos. Nada vos cairá do céu!

Lutem! Porque quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre!!


Também está disponível o discurso do Provedor do Estudante Jorge Lemos no seguinte link:

Saudaçoes Académicas,

AE ESEB

Sem comentários:

Enviar um comentário