Tomada de Posse dos Novos Corpos Sociais da AEESEB
Realizou-se no passado dia 14 de Janeiro de 2010, no auditório II do Instituto Politécnico de Beja a tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação.
A convite da Associação, estiveram presentes alunos, funcionários e Directores da Escola que testemunharam a declaração de empenho, trabalho e orgulho de pertencerem à instituição.
Fotografias da Tomada de Posse clica aqui.
Discurso do Presidente da Direcção da AEESEB eleito, João Pires;
"Boa tarde, antes de mais gostaria de saudar todas as direcções das escolas do IPBeja aqui representadas, bem como os nossos colegas das Associações de Estudantes aqui presentes e aos alunos presentes.
Caros colegas, apresento-me hoje perante vos, como presidente da nossa Associação de Estudantes, uma Associação com historia e feitos no passado. Uma Associação capaz de dar voz aos estudantes, sempre disposta a receber novos desafios, que vai em busca das necessidades dos nossos colegas, interessada em melhorar o ensino e as condições da nossa escola e dinamizar a vida estudantil, brindando-a com momentos de lazer e diversão. Orgulho-me pessoalmente de encabeçar uma Associação com 14 anos de Distúrbios Culturais, um evento repleto de actividades culturais, desportivas e de formação que visam dinamizar, explorar, integrar e despoletar as potencialidades dos estudantes da nossa escola levando-os a despertar novos interesses. Também o Cultura Somos Nós, complementa o nosso calendário de actividades no mês de Junho, foi um projecto concebido pelos alunos do Curso de Animação Sociocultural que propôs á direcção da nossa Associação, que organizasse anualmente esta semana de actividades, tem como objectivos desenvolver capacidades cognitivas de uma forma descontraída e proporcionar momentos de diversão que queremos gravar nas nossas memórias. Este é um evento já com duas edições e dá mostras de crescimento.
Assim, esta direcção compromete-se convosco colegas, a cumprir todos os pressupostos e objectivos que acabei de enunciar, pretendemos acima de tudo aproximar-nos de vocês tal como queremos que vocês nos procurem. Fazemos representar todos os cursos na nossa lista para assim facilitar a troca de ideias e propostas, para vós teremos sempre a nossa porta aberta.
Às direcções das escolas aqui hoje presentes gostaria desde já de colocar a nossa inteira disponibilidade para desenvolver acções que possam enriquecer a aprendizagem ou a participação dos alunos em actividades inerentes ás respectivas escolas. Poderemos ajudar em termos de divulgação uma vez que somos um importante meio de comunicação entre as direcções das escolas e os alunos. Em especial gostaria de apelar ao Presidente da nossa escola, o Prof. Murta, para um bom entendimento e coerência de ideias que possam surgir em conjunto. Esperamos sobretudo estreitar relações com vista a desenvolvermos um trabalho produtivo que nos distinga e marque um pouco a vida dos colegas que cá estiverem este ano, uma vez que a fase académica é não só a mais importante em termos de futuro bem como a que mais saudades e boas recordações nos deixa.
Aos nossos colegas representantes das associações de estudantes do IPB agradeço desde já as congratulações e deixo os nossos votos de um óptimo trabalho, que consigam superar os obstáculos que surgirem e responder positivamente aos desafios vindouros. Desejamos manter a boa comunicação existente e cooperar de forma a trazer mais cor e vida á nossa Instituição bem como á cidade de Beja no geral. Eventos promovidos em parceria como a Semana Académica e Recepção ao Caloiro têm vindo a afirmar-se e a crescer de ano para ano, o que mostra boa vontade e um verdadeiro espírito de camaradagem entre nós 4. Esperamos que assim continue.
Ao Provedor do Estudante, Jorge Pereira gostaria de agradecer as congratulações e desejar um bom trabalho para que consigamos desenvolver e melhorar cada vez mais as condições do nosso instituto.
Aos finalistas presentes, gostaríamos de desejar pessoalmente votos de Boa Sorte para o último ano e que durante o estágio curricular e profissional, e até no mercado de trabalho afirmem de cabeça erguida: “Eu licenciei-me na Escola Superior de Educação de Beja!!”
Em último lugar gostaria de partilhar convosco o discurso inaugural de Nelson Mandela proclamado em 1994, aquando da sua tomada de posse:
"O nosso medo mais profundo, não é de que sejamos inadequados. O nosso medo mais profundo, é que sejamos poderosos demais. É a nossa luz, não a nossa escuridão o que mais nos assusta.
Nós nos perguntamos. Quem sou eu para ser brilhante, alegre, cheio de talentos e fabuloso?
Na verdade, quem é você para não o ser? Você é um filho de Deus. Fazer menos do que pode não serve o mundo. Não há nada de luminoso no facto de se encolher para que outras pessoas se sintam tão inseguras com você. Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós. Ela está não só em alguns de nós, está em todos nós. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos permissão aos outros para fazerem o mesmo.
À medida que nos libertamos do nosso medo, a nossa presença automaticamente liberta outros."
Mais uma vez agradeço a vossa presença e esperamos responder de forma positiva á confiança que depositam em nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário