Os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2010/2011 mostram ainda uma subida da notoriedade do IPBeja, tendo o número de estudantes que escolheram os cursos do IPBeja como 1.ª opção aumentado pelo segundo ano consecutivo.
A 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2010/2011 mostrou-se bastante positiva para o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Os resultados, divulgados, este fim-de-semana, pela Direcção-Geral do Ensino Superior, são esclarecedores disso mesmo.
Face ao ano lectivo anterior, o IPBeja registou um aumento significativo (9%) no número de alunos inscritos na 1.ª fase. De 383 alunos colocados no ano lectivo passado, o IPBeja passou, este ano, para os 416.
Este resultado ganha ainda maior relevo quando comparado com os resultados das instituições de ensino superior mais próximas que, no conjunto (IPBeja; IPSantarem; UÉvora; IPPortalegre; UAlgarve; IPSetúbal), viram o seu número de alunos diminuir, no sentido inverso aos do IPBeja e da UAlgarve, de 5076 para 4997.
Para além destes indicadores, o IPBeja viu ainda aumentar, pelo segundo ano consecutivo, o número de alunos que escolheram os seus cursos como 1.ª opção nesta fase do concurso, passando de 284 (74,15%), em 2009/2010, para 325 (78,13%), este ano.
Outro dado importante a ressalvar, prende-se com o facto de o número de licenciaturas com 100% de vagas preenchidas ter crescido de 5, no ano transacto, para 7 este ano.
Apesar de, no cômputo geral, os resultados terem sido favoráveis, o IPBeja reconhece que, em alguns cursos em específico, o número de colocados não foram os esperados, estando já a analisar caso a caso cada situação e a preparar medidas adequadas.
O IPBeja encontra-se, porém, bastante optimista em relação ao preenchimento das vagas, que ficaram por preencher, com base nos dados já apurados relativos aos concursos especiais de acesso ao Ensino Superior (Maiores de 23; Reingresso; Mudança de Curso; Transferência).